top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

UNITY VOLTA ATRÁS E ANUNCIA QUE VAI MUDAR SUA POLÍTICA DE COBRANÇA DE TAXAS

Após anúncio polêmico que causou revolta na indústria de games, Unity pede desculpas pela confusão que isso causou.


A Unity Engine havia anunciado na terça-feira da semana passada (12) uma nova política de taxas para os estúdios que utilizam seu motor gráfico para rodar seus jogos. Basicamente, o desenvolvedor deveria pagar uma taxa cada vez que um jogo fosse instalado em uma máquina. Isso começaria a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Em comunicado, a empresa anunciou:


“Estamos introduzindo uma Unity Runtime Fee baseada em cada vez que um jogo qualificado é baixado por um usuário final. Escolhemos isso porque cada vez que um jogo é baixado, o Unity Runtime também é instalado.”

O comunicado gerou uma onda de críticas e reações extremamente negativas de diversos desenvolvedores, principalmente dos estúdios pequenos e de jogos indies, que seriam os mais afetados.


O estúdio Massive Monster foi uma das desenvolvedoras que deram fortes respostas a esse anúncio. Responsável pelo popular ‘Cult of the Lamb’, o estúdio alertou as pessoas em postagem para comprarem o jogo agora, pois irão excluí-lo no dia 1º de janeiro de 2024.


Eles explicaram que, além dos altos custos, a mudança da Unity atrasará diversos outros projetos da empresa, pois eles deverão ser migrados para outra plataforma afim de evitar a taxa abusiva.



Após tanta repercussão negativa, a Unity publicou no último domingo (17), em suas redes sociais oficiais, um pedido de desculpas e lamentou toda a confusão que o anúncio causou, além de duvidar um aviso de que a política de taxa para desenvolvedores será alterada:


“Nós ouvimos vocês. Pedimos desculpas pela confusão e angústia causada pela política de taxas de tempo de execução que anunciamos na terça-feira. Estamos ouvindo, conversando com os membros da nossa equipe, comunidade, clientes e parceiros, e faremos alterações na política. Compartilharemos uma atualização em alguns dias. Obrigado pelo seu feedback honesto e crítico.”

Ainda não dá para saber exatamente quais mudanças vêm aí, se vão diminuir o valor da taxa, aumentar o limite mínimo da receita para cobrar a taxa, entre outras coisas, além de como isso vai impactar os desenvolvedores independentes.


Essa cobrança surge de uma tentativa da Unity de se recuperar de um período difícil após suas ações caírem no ano passado, gerando demissões de 600 pessoas, cerca de 8% dos funcionários da empresa.


0 comentário
bottom of page