top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

ARTISTAS DE 'ARANHAVERSO 2' EXPÕEM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Diversos animadores teriam abandonado a produção antes de sua conclusão.


Em entrevista para a Vulture, alguns artistas que trabalham em ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ vieram a público expor algumas situações do trabalho, dizendo que o processo de desenvolvimento foi “excepcionalmente árduo”.


Vários animadores contratados entre março e junho de 2021 para trabalhar em Aranhaverso 2 ficaram sem nada para fazer durante 6 meses enquanto o roteirista e produtor Phil Lord estava ocupado com o processo de criação/alteração de artes conceituas e storyboard.


Após esse período, Lord teria submetido os artistas a péssimas condições de trabalho, obrigando-os a refazer até 5 vezes cenas já aprovadas e trabalhar 11 horas diárias durante os 7 dias da semana por mais de um ano para compensar o tempo perdido.


Cerca de 100 artistas abandonaram suas funções antes da conclusão do filme.


“As coisas continuavam sendo alteradas, cortadas e refeitas várias vezes, mesmo que as cenas estivessem sendo distribuídas por todos os departamentos. Toda a experiência parecia um passo à frente, dois passos para trás, até que fomos forçados a correr para recuperar o tempo nos últimos meses. [...] Essa produção foi como morrer por mil cortes de papel.”

Várias fontes atribuem tais condições de trabalho ao “estilo de gestão de Phil Lord”, apontando a incapacidade do produtor de visualizar a animação 3D no planejamento, e preferindo editar o trabalho já renderizado.


Os executivos da Sony contestaram as alegações. Michelle Grady, vice-presidente executiva da Sony Pictures Imageworks, afirma que as fontes que falaram com a Vulture não representam a maioria da equipe de Aranhaverso 2.


Amy Pascal, ex-presidente da Sony Pictures Entertainment, diz que mais de mil pessoas trabalharam neste filme, então é normal que 100 deles tenham deixado o projeto. O longa realmente envolveu grandes revisões na narrativa e no visual e que isso acontece em todos os filmes.


O lançamento de ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’, originalmente sendo planejado para abril de 2022, foi adiado duas vezes: primeiro para outubro de 2022 e depois para junho de 2023.


Por fim, as fontes do Vulture dizem que o terceiro e último filme desta franquia, ‘Homem-Aranha: Além do Aranhaverso’, não possui material pronto, apenas testes e rascunhos e, portanto, é muito improvável que seja lançado na data prevista, em março de 2024.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page