Na edição de 10 anos, CCXP se consolida como palco de grandes lançamentos globais.
A edição comemorativa de 10 anos da CCXP aconteceu do dia 29 de novembro ao dia 03 de dezembro, no São Paulo Expo, e fez jus ao seu jargão “Vai ser épico!”. Em meio a tantas dificuldades, a CCXP conseguiu garantir o maior público da sua história (287 mil pessoas em cinco dias), ultrapassando a original de San Diego e se consolidando como o maior evento geek do mundo.
“A gente conseguiu construir um evento de cultura mesmo, uma luz muito forte para a indústria. Os estúdios, hoje, reconhecem a importância do Brasil nesse calendário; eles programam seus lançamentos contando com a CCXP.”, afirma Roberto Fabri, VP de conteúdo da CCXP.
O evento tinha como desafio superar a edição anterior – uma das mais bem sucedidas da história – e cativar o público nessa edição especial, o que foi um desafio e tanto, visto que aconteceu a Greve dos Atores de Hollywood, então o público não sabia quais talentos internacionais poderiam participar.
É claro que não apenas de celebridades hollywoodianas vive a CCXP, mas elas são uma parte muito importante das atrações, e com o fim da greve no dia 8 de novembro, faltando menos de um mês para o evento, eles conseguiram confirmar na edição de 2023, às pressas, nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa, Chris Hemsworth, Anya Taylor-Joy, Jodie Foster, Zack Snyder, Anthony Daniels (C-3PO de “Star Wars”), o quadrinista japonês Junji Ito e tantos outros talentos.
Grandes nomes nacionais também fizeram história no palco da CCXP23 e levaram o público ao delírio como Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Taís Araujo, Mauricio de Sousa, o elenco do filme dos Mamonas Assassinas, a convidada homenageada Xuxa e vários outros tão queridos pelo público.
Para além das celebridades, a procura dos visitantes também foi grande pelos seus artistas favoritos no Artists’ Valley, que contou com mais de 500 quadrinistas que estavam vendendo sua arte como livros, quadrinhos, adesivos, acessórios, pôsteres etc. Esse ano, o Artists’ Valley foi realocado para a entrada do evento, se tornando uma das primeiras coisas que o público vida assim que entrava no pavilhão, o que dava a chance de visitá-lo logo de cara.
A convenção também quebrou seu próprio recorde de estúdios e marcas presentes. Foram 105 empresas de diversos segmentos distribuídas ao longo dos 115 mil m² do São Paulo Expo. Algumas importantes que fizeram sua estreia em 2023 no evento foram a Nintendo, Xbox, Apple TV+ e Adult Swim. Já a Warner Bros. Discovery, por sua vez, ergueu o maior estande na história de qualquer Comic Com e trouxe grandes ativações e um vasto time de estrelas.
Outras marcas que também participaram da feira e trouxeram muitas ativações, brindes e produtos, foram o Outback, Huggies, Cup Noodles, Mattel, Lego, Chilli Beans, Fanlab (marca geek da Riachuelo), Iron Studios e dentre outras, sendo uma oportunidade única para o público de compra de itens de colecionador extremamente raros e exclusivos da CCXP23.
Já é tradição as pessoas fazerem cosplays na CCXP de seus personagens favoritos de filmes, séries, games, histórias em quadrinhos, animes etc., e na 10ª edição não seria diferente. Super-heróis, vilões, monstros, fadas, robôs, criaturas mágicas e todos os tipos de personagens foram escolhidos pelos fãs que não economizaram na caracterização e se tornaram um grande sucesso com o público em geral que estava ávido por uma foto com eles.
O sucesso da edição de 2023 foi tanto que, no último dia do evento, a CCXP já confirmou a data do próximo ano. A edição de 2024 vai acontecer dos dias 05 a 08 de dezembro de 2024.
Comments