top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

"TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO" E A24 FAZEM HISTÓRIA NO OSCAR 2023

A cerimônia de premiação do Oscar 2023 aconteceu no último domingo (12).


O filme "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", maior indicado dentre os candidatos desde ano, ganhou 7 das 11 categorias as quais tinha sido indicado no Oscar 2023, fazendo história por cinco delas terem sido nas categorias mais importantes: Melhor Filme, Melhor Direção (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis).


Entre as categorias técnicas, o longa também levou em Melhor Roteiro Original (os "Daniels") e Melhor Montagem/Edição (Paul Rogers).


Michelle Yeoh se tornou a primeira mulher asiática e a segunda não-branca a ganhar o Oscar de Melhor Atriz em 95 anos da Academia. Em um discurso emocionante, a atriz revelou:


"Esse é um momento histórico e agradeço à Academia por reconhecê-lo. Depois de 40 anos, estou aqui. Então, não desistam. Não deixe ninguém te colocar numa caixinha e não acredite que seu auge já foi."

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", lançamento de 2022, acompanha Evelyn Wang, uma mulher de meia-idade que está cheia de problemas com sua família e a lavanderia onde trabalha, quando inesperadamente é arrastada para uma aventura insana, onde precisa salvar o mundo ao explorar outros universos conectados com a vida que ela poderia ter vivido.



O recorde vai mais longe ainda quando levamos em consideração a produtora independente A24, que se tornou o primeiro estúdio a levar em todas as seis principais categorias do Oscar em uma única edição, com os filmes "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" ganhando cinco delas e "A Baleia" ganhando a sexta categoria em Melhor Ator (Brendan Fraser).


O estúdio, que foi fundado em 2012, já lançou filmes premiados e conhecidos desde então, como "O Quarto de Jack" (2015), "Moonlight: Sob a Luz do Luar" (2016), "Minari: Em Busca da Felicidade" (2020), dentre outros. Ele tem alcançado destaque por contornar a zona de conforto estabelecida por Hollywood, sendo aos poucos reconhecido, ao mesmo tempo em que tem ganhado grande admiração do público.


Mais exemplos são os filmes de terror "Hereditário" (2018), "Midsommar" (2019) e "Pearl" (2022), que não são tão reconhecidas por grandes premiações por conta do gênero, mas detém forte apelo com o público.



"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" está disponível na Amazon Prime Video.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page