top of page
  • Foto do escritorLello Octavio

15 LUGARES NERDS PARA CONHECER EM SÃO PAULO

Atualizado: 17 de out. de 2023

Rolês indicados para quem vai para São Paulo participar de eventos como BGS, CCXP, Big Festival, Campus Party Brasil, dentre outros.


Ao longo de todo o ano acontecem grandes eventos nerds que se concentram principalmente na cidade de São Paulo. Nerds de todo o Brasil fazem uma migração em massa para a cidade não apenas para participar de eventos como Big Festival, Brasil Game Show, Anime Friends, CCXP etc., mas também para se reunir em vários lugares badalados que São Paulo tem para oferecer.


Muitos são marinheiros de primeira viagem, outros ainda exploraram pouco da cidade, e há aqueles que estão ávidos para conhecerem os novos lugares que há todo instante estão sendo inaugurados na cidade.


Então, para te dar uma direção, preparamos este post com 15 lugares geeks obrigatórios que você não pode deixar de conhecer se vier à São Paulo para os eventos nerds, seja acompanhado da galera ou mesmo sozinho, e claro, tirar seus selfies nos lugares instagramáveis (porque se não postar, não aconteceu, não é?).


1. Taverna Medieval



A Taverna me proporcionou a melhor experiência em um restaurante que eu já tive na vida. A imersão e as experiências estão em outro patamar com música medieval ao vivo, armas e armaduras por todo o canto. Áreas instagramáveis e até mesmo um Cavaleiro Negro do Monty Python em tamanho real.


Então, se você nerd resolveu ir até lá (boa escolha!), merece saber de algumas coisas para a experiência ser completa: Procure ficar na masmorra, pois algumas performances são mais interessantes lá embaixo, além de ter um arco e flecha para atirar, tem também as latrinas que ficam em portas secretas nas paredes.


Se você for aniversariante e estiver levando um grupo grande, há muita chance de poder ficar no Barco Viking. Ainda assim, sou um adepto da masmorra. Experimente o hidromel, as poções e a cerveja na caneca de pedra, mas por favor, não se esqueça de pedir o vinho canônico e não pergunte nada sobre ele, evite spoiler do que vai acontecer.


É preciso reservar horário, pois toda a experiência dura 2 horas, tempo suficiente se você for sagaz e seguir nossas dicas.


Endereço: Rua Gandavo, 456 – Vila Clementino, São Paulo/SP


2. Bairro da Liberdade



A Liberdade é provavelmente o ponto de encontro mais famoso de todos os otakus fedidos e felizes. Eu mesmo frequento há 17 anos! Como a Liba é enorme, vou colocar aqui os meus pontos preferidos.


Se você chegou de viagem de ônibus de madrugada e quiser relaxar, pegue o metrô e vá para a estação Japão-Liberdade para ver os velhinhos fazendo Tai Chi Chuan na Praça da Liberdade, ponto central para você estar. Ali perto tem vários pontos estratégicos para ver o nascer do sol.


Por volta das 9 horas da manhã, o comércio começa a ganhar vida. Se for domingo, vai acontecer uma tradicional feirinha na Praça da Liberdade com comida chinesa e japonesa. E você não vai conseguir andar direito com tanta gente porque o lugar enche.


Aproveite para conhecer duas cafeterias incríveis. A minha preferida é a 89ºC Coffee Station. Tudo nela é lindo, os doces são maravilhosos, e eles fazem decorações e comidas temáticas de acordo com a época do ano (Páscoa, Halloween, Natal). E em frente a ela tem o queridinho atual da galera que é a WeCoffee, uma rede coreana super instagramável que também tem muita comida boa e bonita!



Depois de se alimentar corretamente, é hora de ir às compras! “Ah, mas eu não pretendia gastar muito...”, perdeu, playboy! Você está entrando no SOGO, um shopping vermelho com todo tipo de coisas nerds que você possa imaginar, desde decoração até roupas e comidas.


O ideal é pegar o elevador até o último andar e depois ir descendo as escadas após olhar todas as lojas de todos os andares. Aceite que você vai se endividar e seja feliz levando diversos novos action figures e quadros para casa dos seus personagens favoritos de animes, games, filmes, séries etc.


Bateu a fome na hora do almoço? Vá para a Sukiya, uma rede de “fast food” japonesa que serve curry com frango. Depois disso, você ainda pode escolher entre ir ao Bodogami, uma luderia muito bonita ali perto, ou então dar um rolê na Rua da Glória, conhecida como a rua dos karaokês, principalmente para fechar a noite.


Endereço: Próximo à estação Japão-Liberdade do metrô (linha 1 azul).


3. Karaokês: Samurai, Tokyo e O’Malleys


Falando em karaokês, São Paulo tem muita tradição nisso, com direto às pessoas subindo no palco e cantando como se fossem profissionais, agitando o lugar. Existem muitos karaokês, mas quero destacar aqui três deles que foram minhas melhores experiências:



O Samurai Restaurante e Karaokê é o mais legal da Liberdade. Na parte de baixo tem um restaurante japonês tradicional que serve lámen. Já na parte de cima fica o karaokê onde cabe muita gente. Por conta da lotação, é cobrada uma taxa de entrada. Na última vez que eu fui, custava 17 reais.


Endereço: Rua da Glória, 608 – Liberdade, São Paulo/SP



Se você não é chegado em animes e cultura japonesa e prefere algo mais alternativo e instagramável, o Tokyo 東京 é o seu lugar. É um prédio onde cada andar reserva uma área diferente e que você precisa comprar o ingresso para a área que deseja ir.


Um andar é uma sala grande com um karaokê para todo mundo, mediante inscrição até chegar à sua vez de cantar na frente de todos. Outro andar possui várias salas de karaokês pequenas e fechadas para grupos menores. O andar mais alto é uma balada, com pista de dança e um DJ que toca músicas indies, rock, pop, etc. Nesse andar você também tem uma das vistas mais lindas de São Paulo.


Dependendo do dia e horário que você escolher ir para a Tokyo, você pode pegar longas filas que demoram 3 horas só para conseguir entrar, sem contar a longa lista de espera para cantar no karaokê geral, tamanha a procura gigantesca pelo lugar principalmente na sexta e sábado a noite. O segredo é ir durante a semana e chegar cedo, umas 21h.


Endereço: Rua Maj. Sertório, 110 – Vila Buarque, São Paulo/SP



O último karaokê da lista é o O’Malleys Bar, para a galera mais roqueira. É um bar que fica perto da Avenida Paulista, com bandas tocando durante a semana, mas que aos domingos abre um karaokê muito divertido, com um apresentador que brinca com o público. Claro que neste local você vai ouvir muito rock, mas outros estilos também. Agora, treine na frente no espelho com o Spotify porque, dentre todos, esse é o que possui o povo mais cascudo dentre todos os karaokês.


Endereço: Alameda Itu, 1529 – Jardim Paulista, São Paulo/SP


4. L.E. Burger



Essa hamburgueria é a mais completa em itens nerds que eu já vi, rivalizando com o extinto Barzinga, no Rio de Janeiro. A parte mais legal é a área externa, mas o lugar possui várias salas temáticas de super-heróis como Batman, Capitão América e outros.


O cardápio é todo inspirado no jogo Magic, com cada carta sendo uma comida ou bebida diferente (aliás, ótimos hambúrgueres por sinal). O colecionismo rola solto ali, com um pouco de tudo, típico para fazer aquele vídeo para o Instagram mostrando o bar todo em panorâmica.


Mas o que eu mais gostei mesmo é o fato de eles disponibilizaram vários chapéus e acessórios para usar enquanto estiver no restaurante, incluindo um chapéu das paquitas! Sim, não resista!


Endereço: Rua Augusta, 2554 – Jardim Paulista, São Paulo/SP


5. Rua Augusta



Na sexta-feira à noite não tem outro lugar além da Rua Augusta. Tem muito bar legal por lá que valem a sua vista, mas numa primeira ida eu me concentraria em conhecer o Calçadão Urbanoide que é uma rua cheia de Food Trucks (e leds!) com comidas muito diferenciadas. Outra dica seriam os drinks do Baron Rock Bar, ao lado do Calçadão, e o hambúrguer de sete carnes do Seven Guys Burger, que é insanamente gigantesco e delicioso (fica aberto até 1h da manhã, muito útil).


Onde fica: Passando pelo Bairro da Consolação, Avenida Paulista e o Bairro dos Jardins.


6. Avenida Paulista



A Avenida Paulista, que é cortada pela Rua Augusta, tem o seu auge aos domingos até 17h, pois a rua fica fechada para os carros e as pessoas podem andar livremente por lá, onde rola de tudo. Você vê desde um cover do Renato Russo, passando por um casal dançando tango, até uma menina tocando violão e dançando com bambolê. As aleatoriedades são o que mais chamam a atenção.


Na Paulista têm muitos lugares interessantes e obrigatórios para conhecer. Eu poderia citar o Méqui 1000 que é o milésimo McDonalds no Brasil, inaugurado não tem tanto tempo. A Japan House é gratuita e traz sempre novas exposições. E claro, o MASP que é cartão postal da cidade de São Paulo. Só tome cuidado com seu celular na Avenida Paulista de forma geral.


7. Comix Book Shop



Se você for um nerd velho na casa dos 30 anos como eu, com certeza comprava aquelas revistas de super-heróis que eram vendidas nas bancas. Nelas sempre tinha uma página de propaganda da Comix Book Shop. Pois essa loja existe e não é um delírio infantil seu! Ela fica perto da Paulista e lá você encontra de tudo em quadrinhos e mangás. E se você quiser bater um papo com o dono sobre isso, prepare-se porque ele tem muita história maneira para contar.


Endereço: Rua da Consolação, 2685 – Cerqueira César, São Paulo/SP


8. CCSP e a Gibiteca Henfil



O Centro Cultural de São Paulo (CCSP), que abriga a Gibiteca Henfil, fica localizado no Bairro da Liberdade também, mas mereceu um tópico só dele pelo conjunto da obra.


Conheci esse local através do Big Festival que teve algumas edições que aconteceram ali. Já adianto que o ponto alto para mim são os jardins suspensos maravilhosos, que têm um pôr-do-sol incrível. Além disso, a galera do K-Pop e outros estilos de dança usam o espaço para ensaiar. São uns vinte grupos simultaneamente, o que trás uma atmosfera artística, jovial e animada para o lugar.


A biblioteca, onde fica a Gibiteca Henfil, também merece muito a sua visita. Com um visual diferenciado, a Gibiteca é a maior e mais antiga do Brasil, com mais de 10 mil obras de histórias em quadrinhos.


Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo/SP


9. Ludus Luderia



Este já se tornou um espaço tradicional dos nerds paulistanos que gostam de jogos de tabuleiros, card games e RPG. Foi inaugurado em 2007 e conta com 3 andares para os board games e bons drinks. E ainda que a casa esteja cheia, vai estar tudo bem se você ficar para fora, pois o lugar também oferece uma área externa decorada para beber e se divertir com alguns jogos rápidos como o Double enquanto espera uma mesa ficar livre.


Endereço: Rua Treze de Maio, 972 – Bela Vista, São Paulo/SP


10. Galeria do Rock



A Galeria do Rock fica na Praça da República e trata-se de um prédio clássico e antigo com vários andares abertos e muitas lojas voltadas aos roqueiros: roupas de couro, discos de vinil, barbearia, estúdios de tatuagem e piercing, etc. Se você é metaleiro que gosta de personalizar sua vestimenta, procure a loja Fake no More, onde eles fazem peças exclusivas. E fique atento que no dia 13 de julho (dia do rock), acontecem vários shows de diversas bandas na Galeria. Infelizmente esse é outro lugar que você precisa ficar atento com seu celular e carteira.


Endereço: Av. São João, 439 – República, São Paulo/SP


11. Restaurantes temáticos de Harry Potter


Eu conheço quatro lugares temáticos de Harry Potter em São Paulo, mas talvez existam mais. Vou falar um pouquinho sobre cada um deles:



Hamburgueria Vassoura Quebrada: Foi o primeiro restaurante temático de Harry Potter do Brasil. Você pode levar sua própria varinha ou usar a varinha que fica na sua mesa levantando-a para chamar o garçom. Eles servem uma deliciosa cerveja amanteigada e vários hambúrgueres temáticos.


Endereço: Rua Desembargador do Vale, 836 – Perdizes, São Paulo/SP



Restaurante Magia e Bruxaria: É o mais épico e pomposo. É pensando para uma experiência de duas horas em um grande salão com uma apresentação teatral dos professores de Hogwarts. Enquanto acontecem as apresentações, a comida é servida e, depois de comer, há muito o que explorar nesse ambiente com várias salas de aulas e lojinhas que vendem vários produtos de Harry Potter, incluindo feijõezinhos de todos os sabores e sapos de chocolate.


Endereço: Av. Eng. Alberto de Zagottis, 853 – Jardim Taquaral, São Paulo/SP



Restaurante Beco Hexagonal: Restaurante também inspirado no mundo bruxo que conta com um portal de tijolos avermelhados que se abrem para uma nova experiência imersiva. A unidade conta ainda com performances exclusivas em cada um dos quatro ambientes, de acordo com sua temática.


Endereço: R. Gaivota, 1112 – Moema, São Paulo/SP


12. Iron Studios



A Iron Studios é hoje uma das maiores empresas do mundo na produção de peças como action figures de alta qualidade. Eles possuem licença para trabalhar com propriedades da Disney, Marvel, DC Comics, Star Wars, dentre muitas outras, além de atenderem uma demanda mundial.


É possível conhecer as peças pessoalmente visitando sua loja conceito que já é um endereço nerd obrigatório para quem é fã de estatuetas, action figures detalhadas, bustos e réplicas em um espaço único. Vale a visita!


Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 946 – Jardins, São Paulo/SP


13. Cafés 2D



Essa moda surgiu na Coréia do Sul e já chegou em São Paulo não apenas um, mas vários cafés imersivos que aderiram à temática dos quadrinhos em preto e branco, se transformando em lugares instagramáveis e muito fofos.


  • Hello Kitty and Friends 2D by Eat Asia: O primeiro restaurante 2D da Hello Kit and Friends do mundo! Todo pintado a mão em preto e branco, o restaurante oferece opções de pratos frios e quentes para adultos e crianças, além de drinks não alcoólicos.


Endereço: Rua Américo de Campos, 118 – Liberdade, São Paulo/SP


  • Rabisco Café 2D: Primeira cafeteria 2D de São Paulo, o espaço reúne muito café, arte e conversa boa num lugar só, levando você a se sentir dentro de um desenho no papel.


Endereço: Alameda Franca, 1552 – Jardim Paulista, São Paulo/SP


  • Gato Griô Café 2D: Das paredes aos móveis, passando pelos pratos, xícaras e colheres, tudo foi pintado em preto e branco para criar uma ilusão de ótica. E desde o nome até a decoração, tudo faz referência aos gatos nessa cafeteria tão fofa.


Endereço: Rua Coronel José Eusébio, 95, Tv. Dona Paula, 115 – Higienópolis, São Paulo/SP


14. Jurassic Park Burger Restaurant



Se é experiência que você está buscando, essa é a dica certa, meu consagrado, porque esse é o forte da casa! Se você é fã da franquia Jurassic Park, você vai gostar do espaço temático oficial em uma parceria da Iron Studios com a Universal Studios que pretendem proporcionar várias experiências imersivas.


São mais de 20 ambientes relacionados ao primeiro filme da franquia, decorados com dinossauros, itens cenográficos produzidos pela própria Iron Studios e experiências sensoriais por meio de sons, cheiros e exibição de cenas do longa concedidas pela Universal Studios.


O menu conta com diversos lanches tematizados e brindes colecionáveis. No complexo você encontra ainda a primeira loja oficial da Universal no Brasil, com vários produtos não só de Jurassic Park, mas também de outras franquias famosas como De Volta Para o Futuro e Tubarão.


Endereço: Golden Square Shopping – Av. Kennedy, 700 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo/SP


15. Beco do Batman



Em meio ao cinza da capital paulista, existe um espaço a céu aberto repleto de cores que traz vida para a cidade por meio da arte urbana. O Beco do Batman é um espaço instagramável onde diversos artistas se expressam através do grafite, tornando o local um dos principais pontos turísticos de São Paulo e o destino perfeito para quem busca admirar seus personagens da cultura pop favoritos.


Entre vielas e travessas, os desenhos se estendem ao longo de várias ruas pequenas, onde o trânsito só é permitido para pedestres. Vale destacar que o Beco do Batman conta com uma curadoria e a cada mês podem tanto surgir novas obras quanto outras serem apagadas, o que garante novidades frequentes.


Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras, São Paulo/SP



Post escrito em parceria com Renata Carvalho.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page