top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

COMO FOI A BRASIL GAME SHOW 2023

Atualizado: 17 de out. de 2023

A 14ª edição trouxe sentimentos mistos para os diferentes tipos de público que compareceram.


Conhecida como a maior feira de games da América Latina, a Brasil Game Show 2023 (BGS) começou na quarta-feira (11/10) para VIPs, imprensa e portadores do ingresso Passaporte. Na quinta-feira (12/10) já foi aberta para o público geral e se estendeu até domingo (15/10). A 14ª edição aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo.


A programação envolveu diversos tipos de empresas, concursos, palestras, shows, torneios de eSports e personalidades da comunidade gamer. Entre as principais atrações estiveram nomes como Alexey Pajitnov, criador do jogo Tetris, Nolan Bushnell, criador do console Atari, e Shota Nakama, guitarrista japonês, famoso produtor musical e idealizador da Video Game Orchestra que foi apresentada nos dias 11 e 12/10.


A BGS teve três dos quatro dias com ingressos esgotados com antecedência. Ainda não foram divulgados números oficiais, mas a feira estima que cerca de 2.500 cosplayers compareceram. Vários deles tiveram a chance de participar do Concurso Cosplay diretamente da BGS Arena, que contou com várias etapas durante todos os dias do evento.


"A BGS é um dos dias mais importantes do ano para alguns desses visitantes. É o momento no qual eles abraçam a comunidade, passam meses costurando fantasias para vir e encontrar amigos. Quem joga online no Norte do país vem ao evento para encontrar o amigo do Sul. Eu só tenho a agradecer e fazer de tudo para recompensar esses fãs.” Marcelo Tavares, CEO da BGS


Grandes estúdios que costumavam fazer parte da feira como a Sony com o PlayStation e a Microsoft com o Xbox, estiveram de fora dessa edição de 2023 e sua ausência não passou despercebida, mas a BGS conseguiu contornar a situação e apostou no triplo de lançamentos mundiais de jogos em comparação com a edição anterior. A feira também contou com quatro vezes mais convidados internacionais, além da participação de milhares de influenciadores do meio gamer e geek.


O estande da Nintendo esteve presente numa tradição que já dura quase dez anos. Este ano, a estrela do evento foi o novo jogo ‘Super Mario Bros. Wonder’ que se tornou um dos principais destaques da feira, ele esteve disponível para os visitantes jogarem em primeira mão antes de seu lançamento oficial. Outros títulos da empresa também estavam disponíveis no estande para teste como ‘The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom’, ‘Pikmin 4’ e ‘Detetive Pikachu Returns’.



Outro grande destaque do evento foi o lançamento do jogo ‘Sonic Superstars’ no estande da Sega que compareceu pela primeira vez na história da BGS. A empresa também trouxe ativações relacionadas às suas franquias conhecidas como ‘Persona 3 Reload’, ‘Persona 5 Tactica’ e ‘Like a Dragon: Infinite Wealth’.


Ausente em 2022, a Ubisoft retornou à BGS para a edição de 2023 oferecendo ao público a chance de jogar antecipadamente ‘Prince of Persia: The Lost Crown’, que só será lançado em janeiro de 2024, além de games como ‘The Crew: Motorfest’ e ‘Assassin's Creed: Mirage’.


Alguns dos palcos com mais atrações e ativações eram de lojas e marcas de periféricos que estavam em excesso no evento. Inúmeras cadeiras gamers, mouses, headsets e artigos para PC por toda parte, fazendo parecer bastante com uma feira de periféricos e de hardware.


A Avenida Indie é uma das principais atrações da BGS e uma da favoritas do público, onde reúne uma infinidade de jogos brasileiros em desenvolvimento ou que já estão disponíveis. No local, é possível testar os jogos em primeira mão e conversar diretamente com os desenvolvedores. Alguns dos grandes destaques foram ‘Pocket Bravery’ (review aqui), ‘Mombo Combo Legacy’, ‘Battle of Zodiacs’, ‘Profane’, ‘Pedro of Brazil’, dentre outros.



De um modo geral, não houve muitos anúncios, novidades e games novos, apenas jogos já conhecidos, vistos e anunciados há muito tempo. Os estandes coloridos e bonitos podem chamar a atenção de crianças e das novas gerações, mas a feira como um todo deixou um pouco a desejar para os veteranos.


Além do mais, várias coisas pareciam girar apenas em torno de influenciadores e ativações, até mesmo criaram o lounge dedicado a “Influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores em uma única rede”, refletindo nossa sociedade atual.


Ainda assim, apesar de tudo, a Brasil Game Show 2023 conseguiu se manter forte como um importante mercado de games no Brasil, o que muito interessa a estúdios e desenvolvedores mundo afora, e que se mantenha assim, afinal essa é uma área que não para de crescer. Agora fica aquela expectativa para o que vão trazer para a edição de 2024.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page