• Lello Octavio

8 FATOS DA VIDA DE JASON DAVID FRANK, O RANGER VERDE

Atualizado: há 3 dias


Jason David Frank morreu no dia 20 de novembro, aos 49 anos. Quando li os primeiros relatos pela manhã, me juntei aos vários nerds pelo mundo torcendo pra que fosse só mais um boato bobo. Não era. 😥

Jason foi uma figura excêntrica com uma vida dedicada ao que ele amava, um dos caras que mais soube valorizar seu legado e seus fãs e que surpreendia ao ter coragem de mudar os rumos da sua vida, como quando virou lutador de MMA.

Jason veio tantas vezes ao Brasil e em nenhuma pude conhecê-lo. Mais um ídolo da infância que se foi. Vá em paz, nosso maior Ranger.

Com certeza a galera dos anos 90 conhece o Jason pelo seu papel como Tommy Oliver, o Ranger Verde, mas Jason foi muito mais do que apenas um ator de tokusatsu. Como forma de homenageá-lo, listei alguns fatos interessantes que fizeram dele essa figura lendária e respeitada por muitos nerds pelo mundo inteiro. Confira:


1 . As várias aparições de Jason na franquia

Desde que apareceu pela primeira vez como um vilão em Mighty Morphin Power Rangers, Jason Frank conquistou o público e acabou se tornando mais popular que todos os outros atores. Apesar de ter começado como vilão, com o desenvolvimento da história, Tommy Oliver se torna bom, levando Jason a estrelar como um dos protagonistas por 3 temporadas, totalizando 123 episódios.

Veja a lista de participações:

  1. Power Rangers Mighty Morphin (1993);

  2. Power Rangers - O filme (1995 );

  3. Power Rangers Zeo (1996);

  4. Power Rangers Turbo (1997);

  5. Turbo - Power Rangers 2 (1997);

  6. Power Rangers Força Animal (2002);

  7. Power Rangers Dino Trovão (2004);

  8. Power Rangers Megaforce (2013);

  9. Power Rangers Hyperforce (2017);

  10. Power Rangers NInja Steel (2017);

  11. Power Rangers (2017);

  12. Episódio de 25 anos da franquia (2018).


2. Lutador de MMA

Jason David Frank foi escolhido para o elenco de Power Rangers pelas suas habilidades em artes marciais e, ao longo da vida, praticou karatê, jiu-jitsu brasileiro, wrestling, kickboxing e boxe. Com tantas habilidades, Jason estava pronto para ingressar no mundo no MMA, o que ele fez em 2009. Jason venceu 4 lutas amadoras e uma profissional na modalidade.


3. Uma pontinha no novo longa dos Power Rangers

Em 2017 foi produzido um longa-metragem de Power Rangers que daria início a uma nova franquia, bem diferente das tradicionais, que traria um tom mais sério e uma narrativa linear, mas o filme não caiu nas graças do público e o projeto acabou no esquecimento. De qualquer forma, o nosso ranger mais querido não podia ficar de fora de um projeto tão ambicioso, e apesar de muitas especulações sobre a participação de Jason no longa, ele acabou apenas com uma pontinha no filme, que foi suficiente para mostrar sua importância em toda a saga. Na cena, ele aparece com a atriz Amy Jo Johnson, a eterna Kimberly. Um detalhe super curioso é que, por causa desse filme, Jason foi expulso do cinema por ter levantado seu celular com a câmera ligada para pegar a reação dos fãs à sua aparição. Infelizmente o segurança não devia ser muito fã de Power Rangers. 🤡

4 . Participação em fan films

Sempre muito envolvido com a franquia, Jason paticipava de curtas e webséries usando seus trajes icônicos. Abaixo, assista a duas participações do ator no canal Bat in the Sun:


5. Lord Drakkon, o Tommy malvado

Em 2018, um evento nas HQs de Power Rangers chamada Shattered Grid, ganhou um trailer em live-action com Jason Frank interpretando uma versão maligna de Tommy Oliver, o Lord Drakkon. Na história, Drakkon vinha de uma dimensão paralela e estava reunindo um exército de rangers para enfrentar suas outras versões de vários universos. O trailer, que era apenas para divulgar o evento, fez surgir alguns planos na cabeça de Kyle Higgins, escritor de Shattered Grid, de derivar uma série que se passasse no Universo dos Sem Moeda:


"[O projeto de uma série] surgiu como resultado do vídeo promocional que fiz com Jason David Frank para Shattered Grid, que mostrou a Saban que poderíamos fazer algo mais longo e robusto, com alto valor de produção, se eles estivessem interessados. [...] Jason estava realmente empolgado com isso e estava a fim de interpretar Drakkon, então eu trabalhei em uma série com alguns outros escritores em quem confiava e que também queriam criar esse mundo".

Confira o trailer que fez surgir a ideia:

Infelizmente, com a venda da marca Power Rangers para a Hasbro (originalmente ela pertencia à Saban Entertainment) em 2020, o projeto foi cancelado e sem nenhuma esperança de ver a luz do dia.


6. Websérie documental

Em 2014 o canal Bat in The Sun fez um documentário no formato de websérie acompanhado a vida de Jason. Segundo o próprio canal, acompanhando as “aventuras que nos inspiram a viver sem medo”. São 11 episódios ao todo:

7. Porradaria com Van Damme

Jason e Van Damme quase saíram na porrada e isso está documentado pelas câmeras. O lance entre eles começou na época do primeiro filme dos Power Rangers, quando Van Damme não quis falar nem tirar fotos com Jason, apesar de Van Damme ser um de seus ídolos desde a infância. Em 2010 o Jason DESAFIOU o Van Damme para uma luta de MMA, mas não obteve nenhuma resposta.


Em 2017, durante uma Comic-Con, pediram ao Jason para que ele dividisse seu camarim com Van Damme, o que ele aceitou de boa mas, segundo o próprio Jason, Van Damme veio cheio de câmeras e começou a tentar irritá-lo para que ele começasse uma briga. A coisa chegou a tal ponto que Jason empurrou van Damme na parede o pressionando com o joelho, mas essa parte não foi registrada no vídeo.

8. Filme autoral


Após o filme de 2017, Jason teve a ideia de produzir um fime sombrio sobre o ranger verde, mas a idéia não teve o apoio que ele esperava. Jason então se juntou com outros amigos que participaram de Power Rangers e trabalharam em uma ideia fortemente inspirada na franquia, mas com uma pegada mais adulta. O projeto contou com o apoio de fãs e arrecadou cerca de 508 mil dólares, dinheiro suficiente para a produção de um filme completo. A expectativa é que o filme seja lançado em 2023.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo