top of page
  • Foto do escritorLello Octavio

COMO FOI O BIG FESTIVAL 2022

Atualizado: 21 de nov. de 2022



O BIG Festival é o tipo de evento que em 2017 eu mal conhecia e já considerava pacas. Foi minha primeira experiência trabalhando em um evento e eu fui com o objetivo de fazer entrevistas para um documentário que ainda está incubado, mas que logo verá a luz do dia. Foi no BIG que conheci toda uma indústria pulsante dos jogos independentes e fiz muitos amigos nos famosos pós-eventos, que normalmente acontecems nos karaokês do bairro da Liberdade em São Paulo.


Voltei em 2018 e 2019 para continuar o documentário, mas agora eu já queria ir por motivos, digamos, mais pessoais, e não me decepcionei. Muita gente que foi importante para mim nos últimos anos eu encontrava lá, mas aí veio a COVID-19 para congelar todos os relógios, com exceção dos biológicos.


Assim chegamos em 2022, quando o evento finalmente voltaria a ocorrer. Alguns dias antes do BIG acontecer, uma notícia pegou todos os jornalistas, desenvolvedores e entusiastas de surpresa: A Omelete Company havia entrado no negócio!




Aparentemente a gestão do BIG estava precisando de um apoio e foi com o Omelete, que já tem uma infraestrutura fortíssima de eventos e já havia demonstrado interesse, que o BIG fechou negócio. Muuuuuita gente ficou apreensiva a partir daí, mas por que? Bem, uma das coisas que faz o BIG Festival um evento diferente é a experiência de perambular entre os pares. Se você é desenvolvedor, vai ver desenvolvedores, publicadores, produtores, etc. Ou seja, é um evento muito nichado, mesmo sendo gratuito, o que ajudava a manter uma aura de nicho na experiência. Daí que, do nada, DO NADA MESMO, surge o Omelete. E o povo pensou: "Oh fuck vai virar uma bagunça!"


Já com isso em mente, embarquei para São Paulo, mas com um interesse novo: Apresentar nosso projeto de jogo para possíveis investidores que estariam lá em peso. Infelizmente, desde 2019, o evento não acontecia no CCSP (MARAVILHOSO!) mas pelo menos a escolha do São Paulo EXPO superou o tal do Clube Homs, que eu não curti muito.



Posso dizer que, pelo menos para esse primeiro ano da nova sociedade da empresa, as coisas não mudaram negativamente. O novo lugar estava legal e o pessoal que não passou para a seleção da premiação (o Oscar dos jogos brasilerios), estava em uma área muito visível e puderam ser realmente notados. O evento também reuniu lendas da indústria japonesa que se interessam por jogos brasileiros. Só os jogos selecionados que acabaram ficando em uns estandes meio confusos (ano que vem poderia ser diferente, e provavelmente será).


O ponto mais alto do evento foi a nossa missão de fazer contato com a galera de publishers e investimento que foi simplesmente surreal, não posso negar, mesmo o meu inglês sendo HORROROSO.



Mas onde entrou o Omelete? O evento está mais pop, além de agora ser pago. Provavelmente teremos um evento menos nichado a partir da próxima edição, se aproximando um pouco do que seria uma Brasil Game Show, mas não senti isso dessa vez. Tivemos um público gamer mais amplo e a presença de influenciadores, mas nada que atrapalhasse o ritmo dos desenvolvedores, aliás, para muitos, essa proximidade com o público é raríssima. Acredito que que o evento possa manter sua alma e o Omelete indicou que pretende aumentá-lo, mas sem perder a essência, agora é esperar para ver se esse equilíbrio é realmente possível.


Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival, comentou sobre a edição de 2022:


“O BIG Festival mais uma vez mostra-se essencial para a indústria brasileira e para a sua exposição ao mercado internacional. Os números alcançados na edição de 2022 mostram o quanto a indústria está aquecida e o potencial que há nos desenvolvedores independentes”.
“O evento não pára de crescer e cada vez mais consolida-se na agenda do profissional e dos fãs de jogos. Com um espaço com o dobro do tamanho no próximo evento, queremos ampliar o alcance tanto do público em geral ao que há de mais novo na indústria mundial quanto das empresas do setor”.

A edição 2023 já está confirmada e acontecerá de 28 de junho e 2 de julho no São Paulo Expo. Nos vemos lá!


SERVIÇO

BIG Festival 2022

Data: 7 a 10 de julho de 2022

Local: São Paulo Expo, São Paulo/SP

Site oficial: BIG Festival

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page