• Lello Octavio

COMO FOI O FESTIVAL RETRO GAMES BRASIL 2022

Atualizado: há 5 dias







Eu adoro conhecer novos eventos, principalmente quando caio de paraquedas em algum fora da minha zona de conforto. Foi assim com o Festival Retro Games Brasil, que rolou na capital paulista em 28 de maio de 2022.


Com a promessa de ser um ponto de encontro para os fãs de retro games, o evento contou com palestras, apresentação de jogos desenvolvidos no Brasil, campeonatos e muito mais.


Minha ida ao evento tinha como objetivo principal filmar o Jonathan, nosso antigo colaborador do Nerdice, e toda a galera da sua produtora de games, a Statera Studio. Eles estavam lá para divulgar o seu jogo Pocket Bravery para o público.


Não sei se era a pandemia ainda influenciando no meu saudosismo, mas esse evento me pegou de jeito. Ele se parecia muito com os eventos americanos, tipo as primeiras San Diego Comic Con ou um evento maluco de aliens que o History Channel fez há alguns anos.



No salão principal, todos os colecionadores e alguns desenvolvedores se esforçavam para cativar quem passava ali, que eram em sua maioria um seleto grupo de amantes de jogos retrô que estavam diante dos melhores garimpos de games do país, provavelmente. 😊


Fora o fator “Trato Feito”, onde os colecionadores garimpavam verdadeiras relíquias, uma outra coisa que me chamou atenção foi que, além de alguns desenvolvedores de jogos com uma cara retrô, havia desenvolvedores que faziam jogos para plataformas antigas e em uma qualidade absurda.



O evento também contou com palestras ao longo do dia e eu consegui acompanhar algumas. Apesar de ter apenas um dia de duração, não tinha aquele desespero de ir para um lado ou outro, não havia dezenas de palestras que eu sabia que eu perderia 98% do conteúdo, nem mesmo diversos palcos com atrações contrastantes. Ele foi… MINIMALISTA: Um evento que eu pude apreciar por completo, com calma. Ele também me lembrou alguns eventos que já não existem mais, como Game World ou o Cosplay in Rio ou mesmo a Video Games Live.


Confira o vídeo com a cobertura oficial do evento:



SERVIÇO

Festival Retro Games Brasil

Data: 28/05/22

Local: Centro de Convenções do SENAC Santo Amaro – SP

Links oficiais: Festival RGB.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo