top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

GREVE DOS ROTEIRISTAS AFETA DIVERSAS PRODUÇÕES DE HOLLYWOOD

Séries e filmes podem ser encurtados, adiados ou até mesmo cancelados.


Devido à Greve dos Roteiristas que reivindicam melhores condições de trabalho e remuneração, diversas produções foram impactadas diretamente com gravações paralisadas, com previsão de retorno apenas após o fim da greve, que não possui uma data para acabar.


As primeiras produções paralisadas imediatamente foram os famosos talk shows nos EUA, que consistem em entrevistas, piadas e um roteiro bem construído baseado em acontecimentos recentes no país e no mundo. Os programas ‘The Tonight Show Starring Jimmy Fallon’, ‘The Late Show with Stephen Colbert’, ‘The Daily Show’, e outros foram paralisados e os apresentadores manifestaram publicamente seu apoio à greve.


As grandes séries e filmes que já passaram pela fase da pré-produção até a data de início da greve (2 de maio) devem sentir o impacto alguns meses depois, se a greve se estender por muito mais tempo. Já as que ainda se encontravam em desenvolvimento tiveram que parar devido à necessidade de um roteirista para criar e continuar o projeto.



A grande produção ‘House of the Dragon’ não será afetada, pois o roteiro da segunda temporada já estava pronto, embora não possa receber reajustes ao longo das filmagens. A aguardada quinta temporada de ‘Stranger Things’ já anunciou que teria seu lançamento adiado devido à paralisação, assim como ‘Umbrella Academy’, ‘Cobra Kai’, ‘Abbott Elementary’, ‘Yellowjackets’, ‘Hacks’ e ‘Ruptura’. Outras que também devem parar são ‘The Last of Us’ e ‘The White Lotus’.


A estreia da primeira temporada de várias séries que estavam sendo criadas também tiveram que paralisar como ‘Blade’, ‘Quarteto Fantástico’, ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’, ‘Harry Potter’ e muitas outras.


Quanto aos filmes, nenhum longa programado para 2023 deve ser afetado, visto que o lançamento das produções é planejado com, no mínimo, um ano de antecedência. O que provavelmente serão afetadas são as produções programadas para 2024 e 2025.


Cerimônias de premiação devem ser as próximas a serem afetadas se a greve se estender por muito mais tempo, uma vez que os monólogos, diálogos e anúncios dos apresentadores são escritos por roteiristas.



A própria qualidade e duração dos filmes e séries pode ser que sejam comprometidos, como aconteceu na Greve dos Roteiristas de 2007-2008 que durou 100 dias. A segunda temporada da série ‘Heroes’ perdeu completamente a qualidade de excelência que foi conquistada na primeira temporada e nunca mais se recuperou mesmo após o fim da greve, sendo cancelada sem um final. Séries como ‘Lost’, ‘The Office’ e 'Grey’s Anatomy’ tiveram temporadas encurtadas.


Ainda não se sabe até quando a greve atual deve se estender, já que tudo depende de um acordo entre o WGA (Associação dos Roteiristas da América) e o AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão).


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page