top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

GUIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA A CCXP

Atualizado: 25 de nov. de 2022



Falta apenas 1 semana para o início da CCXP 2022, o evento que promete ser o maior do ano em atrações e novidades para os fãs de filmes e séries, quadrinhos, games e todo tipo de entretenimento da cultura pop. Para os marinheiros de primeira viagem ou que conhecem pouco do evento, separei algumas dicas de sobrevivência para quem pretende aproveitar as diversas experiências imersivas nerds.


Onde será e como chegar?

A CCXP 2022 acontecerá no São Paulo Expo, um pavilhão de exposições localizado na zona sul de São Paulo. 📍 Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. Água Funda, São Paulo/SP.



O local é de fácil acesso e próximo à estação de metrô e rodoviária Jabaquara (linha 1 azul). Haverá vários ônibus gratuitos disponíveis aos visitantes que circularão entre a Estação Jabaquara e o São Paulo Expo. Também há estacionamento no local para os visitantes. As informações de vagas e tabela de preços você confere aqui: São Paulo Expo: Estacionamento de Visitantes. Para uma maior comodidade com as suas compras no evento, serão disponibilizados guarda-volumes que possuem entrada USB e fechadura digital. Para adquirir uma unidade, basta acessar esse LINK, escolher o tamanho do armário e realizar o pagamento.

ATENÇÃO: Os armários deverão ser esvaziados todas as noites ao fim do evento, não sendo permitido deixar objetos de um dia para o outro. Tudo que for encontrado nos armários será direcionado para o "achados & perdidos".



Quando será e quanto custará?


Horário de funcionamento da CCXP 2022:

  • Spoiler Night (30/11): das 18h às 21h;

  • Quinta-feira (01/12): das 12h às 21h;

  • Sexta-feira (02/12): das 12h às 21h;

  • Sábado (03/12): das 11h às 21h;

  • Domingo (04/12): das 11h às 20h.

Os ingressos e os valores podem ser conferidos e adquiridos no próprio site da CCXP ou na bilheteria presencial. Algumas credenciais já estão esgotadas, mas há outras opções que ainda estão disponíveis:

  • Diário: Quinta, sexta ou domingo – Sábado esgotado

  • 4 dias: Quinta, sexta, sábado e domingo – Esgotado

  • Epic Experience: Spoiler Night + Os quatro dias + benefícios

  • Full Experience: Spoiler Night + Os quatro dias + benefícios exclusivos – Esgotado

  • Unlock CCXP: Spoiler Night + Os quatro dias + palestras e conteúdo de negócios para profissionais do mercado



Conheça o evento

A programação do evento será gigantesca em todos os dias, por isso a importância de conferir e se programar para não perder nenhum painel com seu artista favorito, novidades exclusivas dos maiores estúdios e serviços de streamings, concursos de cosplays, competições de eSports, atividades imersivas, lojas com produtos exclusivos, e muitas outras coisas.


Conheça o evento antes de mais nada, saiba quais serão as áreas, palcos e estrutura de toda a CCXP para se localizar antes de conferir a programação de cada um deles nos dias que você estará presente:


  • Artist’s Valley: Onde se reúnem os maiores artistas (desenhistas, escritores, quadrinistas, ilustradores, coloristas, pintores e muitos outros) de todo o mundo num só espaço que irão expor e vender seus produtos exclusivos;

  • Tribo Game Arena: Espaço voltado aos gamers onde acontecerão campeonatos de eSports, gameplays e convidados ilustres do meio. Será comandada pelo Gaules;

  • Cosplay Universe: Uma área que conta com uma estrutura completa com camarim para os cosplayers se arrumarem, além de um palco onde acontecerá um Concurso Cosplay;

  • Arena Podcast: Uma novidade no evento que promete trazer gravações ao vivo de podcasts que o público poderá acompanhar em primeira mão.


Diversos palcos serão montados como um espaço onde rolarão painéis exclusivos com grandes convidados nacionais e internacionais para o público conhecer pessoalmente de perto.

  • Palco Thunder by Cinemark Club: Comandado por Marcelo Forlani e Carol Costa, o maior palco da CCXP promete trazer os maiores anúncios e novidades de grandes estúdios, além de trazer convidados ilustres;

  • Palco Omelete by Next;

  • Palco Ultra;

  • Palco Bentô;

  • Palco Creators: Palco comandado pelo comediante Ed Gama que receberá os maiores criadores de conteúdo da Internet. Esse também será o local de vários shows.


E as áreas dentro da CCXP continuam:

  • Fotos e Autógrafos: Área destinada às pessoas que adquiriram os pacotes individuais ou as credenciais Epic e Full Experience, que dá direito a uma foto e/ou um autógrafo com artistas convidados nacionais e internacionais de sua escolha;

  • Praça de Alimentação: A praça oferece diversas opções de doces e salgados que variam o preço de mais acessível (raros) até mais caros, além de muitas filas. E você pode escolher combos para dividir ou individual;

  • Magic Market by Mercado Livre: Uma área nova de vendas de produtos nerds que promete trazer uma temática diferente a cada ano. A de 2022 é tema medieval. A área também contará com outras marcas de produtos exclusivos;

  • Omelete Stage: Local para o qual os artistas vão após saírem do Palco Thunder, onde participarão de entrevistas exclusivas.



Leve um lanche, hidrate-se e esteja confortável


Apesar do evento possuir praça de alimentação, você também pode optar por levar sua própria comida e bebida se quiser economizar. Os alimentos devem estar em sua embalagem original lacrada ou em embalagens de plástico fechada. Sucos de caixinha e refrigerantes em garrafas de até 600ml também são permitidos. Evitar levar garrafas de vidro, latas e bebidas alcoólicas.


Leve sua própria garrafa d’água e beba água (muita água!) porque você vai precisar para aguentar um dia inteiro andando e participando de diversas atrações em tantos locais diferentes dentro do evento. Também haverá bebedouros espalhados pelo pavilhão para estar sempre se reabastecendo. Para desbravar tantos stands, ficar em filas para assistir painéis e desviar de tantas pessoas no seu caminho por causa do lugar que estará cheio, estar confortável é primordial. Por isso, vá com roupas confortáveis, sapatos de caminhada e mochila se pretende fazer muitas compras.



Carregadores portáteis


Não conte com stands especiais para você recarregar seu aparelho celular, pois além de não ser garantido que tenha ou que você vai encontrar, é sempre muito cheio e disputado (se houver), e corre o risco de ficar esperando um tempão até conseguir um espaço. A dica é levar seu próprio carregador portátil para circular livremente pelo evento sem depender de um local para carregar e ter que ficar parado esperando. As chances de precisar fazer isso são grandes, afinal você estará o tempo todo usando seu celular para fotografar e filmar tudo, não querendo deixar de registrar nenhum momento, o que acaba consumindo muita bateria.



Crie seu próprio guia e se planeje


Sabendo qual ou quais dias você estará presente na CCXP, se inteire e fique por dentro de tudo o que vai rolar, todas as atrações, de todos os palcos, em todos os horários, para selecionar aqueles que você tem mais interesse em assistir e participar. É inegável que talvez você fique um pouco perdido num primeiro momento com tantas coisas incríveis acontecendo ao mesmo tempo, por isso, vá nas suas atrações favoritas primeiro para garantir logo de cara essa parte, não deixe para depois para não se arrepender de talvez não ter tempo de aproveitar. Saiba que filas são as coisas mais comuns da CCXP. Fila para tudo: para entrar no evento, participar das atrações, assistir aos painéis, entrar nos stands, ir ao banheiro, comprar comida e bebida, talvez até mesmo para simplesmente andar pelo pavilhão que, apesar de ser enorme, ainda assim costuma ficar lotado, principalmente aos finais de semana. Tenha paciência já sabendo o que vai enfrentar e passe por isso da melhor forma possível para ter um ótimo dia.



Já sabendo o que vai encontrar quando chegar na CCXP e tendo se preparado, você só tende a ganhar, sem passar nenhum desconforto, e vai conseguir curtir o dia inteiro. Certamente um dia que você vai lembrar por um bom tempo.


Imagens: Divulgação/CCXP

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page