top of page
  • Foto do escritorCintia Pudim

WANDINHA E OUTRAS ADAPTAÇÕES DA FAMÍLIA ADDAMS


Depois de muuuitaaa espera, ansiedade e hype, essa semana finalmente estreou Wednesday, série da Netflix focada em Wandinha Addams e suas “aventuras” em um internato para lá de diferente. A adolescente é enviada para a Nevermore Academy após ser expulsa da escola comum e, desde o começo, já mostra que vai gostar do lugar.


Misturando fantasia sombria, elementos sobrenaturais e drama adolescente, a série é uma aposta da Netflix que traz ninguém menos que Tim Burton na direção. E se tem Tim Burton, a trilha sonora só poderia ficar a cargo de Danny Elfman.


Sociedades secretas, bibliotecas escondidas, um monstro assassino e muitas outras surpresas aguardam Wandinha em seu novo lar. Confira o trailer:



Protagonizada por Jenna Ortega no papel de Wandinha, Catherine Zeta-Jones como Mortícia, Luis Guzmán como Gomez, a série também conta com a participação mais que especial de Christina Ricci como Marilyn Thornhill.


Outras adaptações

Criada por Charles Addams na década de 1930 como uma série de tirinhas que apresentavam uma versão satírica das famílias americanas médias, a Família Addams logo caiu no gosto popular e virou série de TV, filme e animação. Confira todas as adaptações estreladas pela família mais sombria da cultura pop.


1. A Família Addams — Série live action (1964 — 1966)

Das tirinhas direto para a TV: a rede ABC produziu, durante duas temporadas, uma versão de carne e osso dos Addams que ficou marcada na memória dos fãs. Para a época, a série foi bastante revolucionária, mostrando comportamentos bem diferentes dos valores pregados pela sociedade.


Os primeiros episódios estão disponíveis no YOUTUBE.


2. The Addams Family Funhouse — Piloto/especial live action (1972)

No final de 1972, a ABC produziu um episódio de TV que deveria ser o início de uma série protagonizada por novos atores, mas o projeto não arrecadou dinheiro suficiente para a ir além do seu piloto, que foi exibido em 1973 e 1974 como um especial em vários canais de TV. Essa nova série deveria ser uma mistura das histórias dos Addams com números musicais e show de variedade.


3. A Família Addams — Série animada (1973)

Na década de 1970 os Addams ganham a sua primeira série animada! Produzida pelo estúdio Hanna-Barbera, após uma “participação especial” que os Addams fizeram em um episódio de Scooby-Doo, a série mostrou, ao longo de 16 episódios, os Addams viajando pelo país enquanto mantinham o seu estilo de vida peculiar. Jackie Coogan e Ted Cassidy, que interpretaram Tio Chico e Tropeço na série de 1960 emprestam suas vozes para os personagens animados.


Os episódios estão disponíveis no INTERNET ARCHIVE.


4. Halloween com a nova Família Addams — Longa live action (1977)

Reunindo boa parte do elenco original da série, o filme mostra os Addams vivendo uma experiência muito pior do que se poderia imaginar dadas as suas peculiaridades: um assalto! Enquanto Gomez é atraído para um evento longe de casa, bandidos tentam dominar a família para roubar sua fortuna.


Disponível no YOUTUBE.


5. A Família Addams — Longa live action (1991)

No filme de 1991, mais uma vez os Addams são alvo de pessoas de olho em sua fortuna, mas, dessa vez, se fazendo valer de um irmão de Gomez que está desaparecido há anos: um impostor tenta tomar o lugar do Tio Chico e isso traz à tona muitos sentimentos que estavam esquecidos no passado da família. Estrelado por Anjelica Huston (que foi indicada ao Globo de Ouro por sua atuação como Mortícia), Raul Julia como Gomez Addams, Christina Ricci como Wandinha e Christopher Lloyd como Tio Chico, o filme fez um sucesso estrondoso, resultando em um lucro que cobriu em muitas vezes o valor de produção.


Disponível na NETFLIX.


6. A Família Addams — Série animada (1992 — 1993)

Uma segunda série de animação dos Addams foi produzida duas décadas depois, ainda pelo estúdio Hanna-Barbera, indo na esteira do sucesso do filme lançado no ano anterior. Com duas temporadas, a série mostrou o dia-a-dia da família e chegou ao Brasil na mesma época que passava no exterior.


O 1º episódio está disponível no DAILYMOTION.


7. A Família Addams 2 — Longa live action (1993)

Embalados pelo sucesso do primeiro filme, a Paramount tratou de lançar uma continuação e manteve o diretor Barry Sonnenfeld e boa parte do elenco principal. Dessa vez, Gomez e Mortícia contratam uma babá para seus filhos sem imaginar que ela é uma serial killer que seduz homens ricos para matá-los em seguida: Debbie está de olho em Tio Chico e, para conseguir fisgá-lo, envia Wandinha e Feioso para um acampamento de verão.


Disponível para compra ou aluguel no YOUTUBE.


8. O Retorno da Família Addams — Longa live action (1998)

O filme deveria ser o início de uma nova série dos Addams, mas com inconsistências na produção e no roteiro, acabou sendo mal recebido pela crítica e pelo público. Na trama, os Addams viajam para uma reunião de família mas acabam se juntando à família Addams errada e conhecendo o psiquiatra Dr. Philip Addams, que planeja envenenar seu rico pai Walter Addams e reorganizar seu testamento para ser o único herdeiro.


9. A Nova Família Addams — Série live action (1998)

Buscando resgatar a magia da série original dos anos 1960, a FOX, em parceria com outras produtoras, lançou essa sitcom que trouxe um misto de remake dos primeiros episódios com elementos modernos e histórias originais. Com 65 episódios, a temporada foi ao ar entre 1998 e 1999, sempre retratando a convivência da família e seu gosto pelo macabro. Wandinha e Feioso ganham destaque, bem como seus comportamentos sombrios e, às vezes, violentos.


10. A Família Addams — Longa animado (2019)

Pelas mãos da Universal Pictures, o longa animado arrebatou uma nova geração de fãs. Os Addams se preparam para receber a visita de alguns parentes enquanto uma personalidade de TV planeja expulsá-los de sua mansão e livrar a cidade “de sua maldade”. Para isso, ela espalha boatos sobre eles nas redes sociais. Oscar Isaac, Charlize Theron, Chloë Grace Moretz e Finn Wolfhard dublaram Gomez, Mortícia, Wandinha e Feioso, respectivamente.


Disponível para aluguel ou compra na RAKUTEN TV.


11. A Família Addams 2: Pé na Estrada — Longa animado (2021)

Repetindo o elenco de dubladores do longa anterior, “Pé na Estrada” resgata a história da série animada original e mostra os Addams viajando pelo país enquanto Tio Chico sofre uma mutação lenta causada por um experimento de Wandinha que deu errado ao mesmo tempo em que eles precisam descobrir se a garota faz mesmo parte da família ou se foi trocada na maternidade.


Disponível para aluguel ou compra no YOUTUBE.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page