top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

COMO FOI O BIG FESTIVAL 2023

Atualizado: 6 de jul. de 2023

A 11ª edição foi a maior até hoje em termos de tamanho e sucesso.


Do dia 28 de junho até o dia 02 de julho de 2023 aconteceu a 11ª edição do BIG Festival 2023, que é o mais importante festival de games independentes da América Latina. Com o propósito de reunir profissionais e desenvolvedores de todo o mundo com grandes fãs do universo dos games, o evento foi um grande sucesso de público.


Foram mais de 250 jogos independentes para todos os gostos, totalmente disponíveis para o público jogar e testar, sendo que vários deles ainda não foram lançados oficialmente para PC, consoles e mobile. Meu favorito foi o Terra Nil porque adoro jogos de estratégia. Ele te oferece uma terra infértil e te desafia a transformá-la em um ecossistema próspero. Já entrou para a minha wishlist!



Grandes e pequenos publishers marcaram presença no festival como o Xbox, Blizzard, Nintendo, Ubisoft, Devolver Digital, Warner Bros. Games e vários outros, todos disponibilizando seus mais recentes lançamentos como ‘Hogwarts Legacy’, ‘Pikmin 4’, ‘Undawn', etc, em primeira mão para quem tinha curiosidade em conhecer.


Mais de mil influenciadores passaram pelo evento, principalmente por conta da presença da Twitch no festival, que promoveu o maior encontro de streamers do país. Eles participaram de entrevistas e bate-papos, divulgando novidades sobre suas transmissões e rolando uma troca de experiências com os fãs.


Muitas ativações divertidas estavam disponíveis para o público gamer nos estandes da Coca-Cola, Banco do Brasil, Hogwarts Legacy, TNT, e muitos outros, com a possibilidade de ganhar prêmios e brindes, tanto para os vencedores dos desafios quanto para os participantes.



O BIG Awards é um dos momentos mais aguardados pelo público, pois a cerimônia reconhece e premia em diversas categorias os melhores jogos independentes do ano. Na edição de 2023, foram 626 jogos inscritos de 52 países (o maior recorde do evento). 110 deles foram selecionados para concorrerem em 18 categorias.


Nesta edição, os jogos que venceram as categorias principais e levaram o prêmio de R$ 5 mil cada um foram:


  • Melhor Jogo: SEASON: A letter to the future (Scavengers Studios – Canadá)

  • Melhor Jogo Brasil: Bloodless (Point N’ Sheep)

  • Melhor Jogo América Latina: What Lies in the Multiverse (IguanaBee & Studio Voyage – Chile)


Isso tudo sem falar nas áreas novas e exclusivas no BIG como o Board Games (jogos de tabuleiro), Mundo da Sinuca (quatro mesas de sinuca para jogar com os amigos), Colecionáveis (itens especiais de temática nerd, gamer e literária para os fãs), BIG Artists (área reservada para artistas independentes exporem suas obras originais para o público), e tantos outros.



O BIG deste ano estava maior do que nunca e nos levou a crer que vai crescer cada vez mais nos próximos anos, trazendo mais novidades incríveis. Agora é aguardar o BIG Festival 2024!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page