top of page
  • Foto do escritorRenata Carvalho

MELHORES FILMES DE 2022



Chegamos ao final do ano de 2022, aquela época em que a gente faz um balanço de tudo o que viveu para recordar antes de se abrir para o novo ano que se inicia. Em 2022 a indústria cinematográfica voltou quase que inteiramente ao seu normal, ou pelo menos a algo parecido com o que era antes da pandemia em 2020. Várias superproduções puderam ser lançadas e conferidas pelo público, não apenas em casa pelos streamings, mas também de volta às salas de cinema em todo o mundo.


Confira agora a lista com alguns dos filmes mais populares lançados em 2022 e que deram o que falar, para o bem ou para o mal. Você também confere as notas que receberam esse ano da crítica especializada e do público em geral nos portais de resenhas IMDb e Rotten Tomatoes.


1. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura



O filme foge um pouco da fórmula Marvel quando traz elementos de horror, com cenas violentas, sangrentas e assustadoras, um estilo visual único do diretor Sam Raimi. As sequências de ação são visualmente alucinantes e surpreendentes, mas falta um melhor balanço entre as várias linhas narrativas e os arcos dos personagens. A motivação dos personagens não é muito convincente e carrega algumas fragilidades.


2. O Homem do Norte



Esse é o terceiro filme do diretor Robert Eggers, que é conhecido pelo seu estilo de terror ritualístico e mitológico. Ele acerta ao se apoiar em uma grande equipe de estudiosos do tempo dos vikings para criar o filme, o que levou a outro acerto como a não-romantização dos seus costumes mais bárbaros. Deixa a desejar em algumas cenas mais fantasiosas, onde a identidade visual destoa bastante do restante do filme.


3. Red: Crescer é uma Fera



Uma animação que aborda o tema do desenvolvimento hormonal, emocional e sexual das personagens, passando uma mensagem de autoaceitação, compreensão e normalização da evolução humana. Um filme essencial para pré-adolescentes que inevitavelmente passam por essa fase confusa da vida, a puberdade.


4. O Predador: A Caçada



O filme não procura ser o melhor da franquia “Predador”, mas sim distanciar-se dos últimos que não foram muito bem em aceitação, e consegue. Ele traz uma nova vida a essa saga com o objetivo de conquistar uma nova geração e consegue se sustentar como um filme único. Em contrapartida, trata-se de uma história simples e sem surpresas, mesmo sendo cativante. Algumas vezes parece que o Predador perde o seu protagonismo ao longo do filme.


5. Elvis



A vida do cantor Elvis Presley retratada nesse filme mais parece saída da imaginação do diretor Baz Luhrmann do que uma biografia. O filme é eletrizante e nunca pausa por tempo suficiente para o telespectador recuperar o fôlego, é preciso estar preparado para isso. Austin Butler está ótimo no papel de Elvis e toda a caracterização e figurinos certamente serão indicados a algum prêmio.


6. A Mulher Rei



Inspirado em fatos reais, o filme traz uma excelente direção de Gina Prince-Bythewood, com uma cinematografia, fotografia e trilha sonora espetaculares, sem falar na atuação incrível e marcante de Viola Davis. Um filme histórico épico de tirar o fôlego que tem sido muito aclamado. É claro que, como muitas vezes acontece, há algumas controvérsias na precisão histórica, então não deve ser encarado como verdade absoluta.


7. Não! Não Olhe!



O filme tem uma atmosfera de mistério, com um vilão oculto, cenas aparentemente desconexas e metáforas sutis. Um trabalho digno do diretor Jordan Peele, que é conhecido por misturar críticas sociais pesadas com ficção científica e terror. Não é o tipo de filme fácil de entender logo de início, sendo necessário estar aberto para receber as coisas mais absurdas e fora do senso comum.


8. Pantera Negra 2: Wakanda para Sempre



Um dos filmes mais esperados do ano gerou críticas mistas. O enredo principal é um pouco desinteressante, trazendo informações repetidas e não satisfazendo por completo as expectativas. O protagonista deveria dar espaço para o Príncipe Namor e seu povo subaquático que são mais interessantes.


9. Avatar 2: O Caminho da Água



Os efeitos visuais são o principal destaque, com imagens belíssimas de encher os olhos. Já o enredo é mediano, com muitas histórias acontecendo ao mesmo tempo sem se desenvolverem de forma adequada. Há algumas passagens que contradizem o primeiro filme e muitas cenas clichês. Encarar um filme desse por mais de 3 horas não é fácil.


10. Batman



Depois de tantas versões no cinema de um dos heróis da DC mais conhecidos, chegou a vez de Matt Reeves e Robert Pattinson entregarem uma versão noir e mais sombria do personagem que agradou bastante o público. Trata-se de um Batman mais jovem e mais agressivo e vingativo. As cenas de ação são de tirar o fôlego e impressionantes. Você não sente as longas 3 horas de filme passarem.


11. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo



Um filme que pega o conceito de “multiverso” e introduz não apenas no enredo, mas também no filme em si, utilizando-se de diversos enquadramentos e gêneros tão distintos, por exemplo. É pura alucinação cinematográfica que nós não sabíamos que precisávamos. Possui um grande elenco renomado e uma trilha sonora perfeita que combina com o filme.


12. Top Gun: Maverick



Sequência do original de 1986, o filme atual conseguiu ser tão incrível quanto o primeiro, agradando tanto aos fãs nostálgicos, quanto aos novos fãs dessa geração. O enredo é surpreendentemente emotivo e muito bem estruturado. As sequências de ação aéreas são ótimas e de pura adrenalina. Tom Cruise conseguiu entregar, a essa altura da sua carreira, um dos seus melhores trabalhos da vida.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page